sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dicas para escolher a cor da decoração



As cores base da decoração do casamento são essenciais, quer usem um tema, ou apenas cores inspiradoras. O tema e a cor são a inspiração de todo o casamento: passando desde os convites até aos ínfimos detalhes, tais como o tipo de cocktails a serem servidos durante a hora do cocktail, à decoração da recepção, às flores, à decoração da cerimónia, etc. Quer selecionem um tema ou apenas um quadro de inspiração geral, o que realmente importa é que no final exista uma harmonia na decoração, conseguida com uma boa paleta de cores. 
Escolher uma paleta de cores para o vosso casamento não é nada de impossível. Basta alguma inspiração, algumas regras e muita dose de planeamento, para conseguirem um resultado que torne o vosso casamento unicamente especial.

Pensem em cor

Comecem pelo início: juntos, cheguem a um consenso acerca de uma única cor favorita; pode ser verde musgo, bege champanhe, café com leite, púrpura, diversos tons de amarelo... Se não têm ideia alguma, então procurem inspiração. Podem por exemplo, inspirarem-se nas tendências da Pantone de acordo com cada estação do ano. As cores da Pantone são cores sempre selecionadas pelos profissionais das diversas indústrias desde a decoração até à moda. Inscrevam-se no website e recebam ideias acerca das tendências das cores segundo cada estação. Esta é uma das formas, existem muitas mais…

Simples: usem o espectro das cores!

Recordam-se de terem estudado na escola os espectros de cores? Se não, então dêem uma vista de olhos em: Colorschemedesigner .  A roda das cores é uma boa ajuda para seleccionar uma paleta de cores. Basta seleccionarem uma cor e verificarem quais são as cores complementares, ou opostas. As cores opostas (uma em cada lado do espectro) dão ênfase à cor mais dominante. Se pretenderem uma paleta mais neutra (monocromática) apenas terão de seleccionar uma das cores e adicionar mais branco ou mais preto. Desta forma conseguirão as diversas variantes da cor, criando um ambiente com diversos tons da mesma cor. Por exemplo: se seleccionarem o azul, poderão ir do azul-escuro até ao mais claro. Para conseguirem profundidade na decoração, o uso de cores monocromáticas é uma boa forma de o fazerem.

Inspirem-se em quem sabe

Embora não pareça óbvio, as revistas de decoração e de moda são excelentes para conseguirem chegar às cores da decoração do casamento. Embora o artigo ou a imagem da revista possa mencionar uma divisão da casa ou roupas, poderão pegar nessas ideias, nos tons das mesmas, e aplicá-los a toda a decoração do casamento. Outra boa fonte de combinação de cores são os catálogos das principais marcas de tintas que usualmente oferecem sugestões de cores complementares ou de cores que dão ênfase a outras.

Inspirem-se em tecidos

Por vezes, a inspiração da paleta de cores a ser usada no casamento pode advir de um simples tecido como um vestido, uma camisa, ou simplesmente a visita a uma loja de tecidos. Não têm de utilizar o tecido em si, mas podem inspirar-se nos padrões e nas cores que foram utilizadas para a sua construção, e aplicar essas cores no vosso casamento.

Usem os recursos on-line

Quer sejam sites de decoração on-line, quer sejam sites de construção de websites que ajudam os designers a seleccionar as cores que melhor combinam, e apresentam distintas combinações que o olho humano considera serem harmoniosas, como: Colourlovers , são todas boas fontes de dicas para conseguirem a paleta de cores perfeita. Aproveitem a informação oferecida e facilmente acessível para fazerem do vosso casamento um evento personalizado e único.

Decidam se pretendem uma cor dominante

Podem coordenar cores, ou podem escolher uma cor dominante. Se optarem por mais do que uma cor, não se esqueçam de dar uma olhadela à roda das cores para coordenarem as cores de forma a conseguirem o contraste pretendido.

Se pretendem uma cor dominante, então é importante que decidam qual será essa cor dominante e quais vão ser as complementares. As cores complementares podem ser neutras, em tons monocromáticos. Uma cor dominante pode ser realçada por uma percentagem maior de cores menos expressivas, dando ênfase a essa cor. Por exemplo, se gostam de verde poderão manter um aspeto monocromático, onde diversos tons de verde se conjugam com um tom de pérola como cor base neutra. Não se esqueçam que depois de definirem a cor dominante, e terem o esquema de cores preparado, terão a tarefa de decidir como e onde a vão colocar em destaque.

Inspiração nunca é demais

Poderão basear o esquema de cores nas estações do ano, Primavera, Outono, etc.; na altura do ano, como o Natal, S. Valentim, etc. Todavia, é necessário terem cuidado para não exagerarem no tema e nas cores pois, por exemplo, se exagerarem na decoração natalícia, correm o risco de em vez de terem uma festa de casamento, acabarem com uma festa de Natal.

Outra boa dica é escolherem as cores que mais gostam. Não interessa o que outras pessoas possam comentar, é o vosso casamento, e deve ser uma festa onde os convidados estão felizes, mas os noivos também têm de o estar!


Fonte: o nosso casamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário