domingo, 20 de novembro de 2011

10 Dicas para Casamento na Praia


Casamentos na praia pedem todos os preparativos das festas tradicionais, e somam-se a isso outros tantos cuidados específicos, que levam em conta sol, vento, chuva e deslocamento dos convidados e fornecedores. Mas não desanime nem desista do seu sonho, a assessora de casamentos Vera Simão lista dez dicas para evitar transtornos no grande dia; confira!
1) Informe-se sobre horário de sol forte, ventos e maré alta. Tenha em mente um segundo plano, caso o tempo feche, como um salão bem estruturado e coberto para receber os convidados;
2) Escolha a praia com cuidado: O acesso é fácil? É seguro? Os fornecedores entregam nesse local? Há necessidade de solicitar autorização à prefeitura? 

3)
 Prefira que a cerimônia seja realizada bem cedinho ou no final do dia, isso evita a exposição ao calor forte;
4) Invista no bem-estar dos seus convidados, principalmente se estiver muito calor. Disponibilize em abundância drinques refrescantes, águas aromatizadas, sodas e sucos. Leques charmosos e lencinhos umedecidos também são ótimos;
5) Envie os convites com muita antecedência. Dessa forma, os convidados poderão programar a viagem e reservar a estadia com calma. Negocie preços com alguns hotéis da região e faça indicações detalhadas;
6) A noiva pode investir em um vestido agradável, confortável e leve. O cabelo preso favorece porque não despenteia com ventos fortes;
7) Invista em um bom sistema de som para que todos os convidados possam ouvir o que for dito durante a cerimônia;
8) O lugar pode ser lindo, mas a infra-estrutura também precisa ser correta. Inspecione banheiros, cozinha, quartos, estacionamento...
9) Em casamentos que fogem do convencional, a contratação de um organizador é ainda mais recomendável. Haverá detalhes demais para os noivos resolverem sozinhos;
10) A barra do vestido vai sujar. Relaxe! O estilo hippie chique sempre faz sucesso.

Mini weddings


Cerimônias e festas para poucos, com tudo que se tem direito, saem bem mais baratas – e noivos podem curtir melhor a noite


Silvia Naomi Torii fez seu casamento com tudo a que tinha direito: vestido de noiva, cerimônia, festa com jantar, decoração sofisticada, bolo de três andares e muitos bem-casados. Tudo por $ 14 mil. O segredo da economia? Ela optou pelo modelo mini wedding.

“Estávamos com o orçamento apertado e preferimos fazer um evento melhor, em um bom lugar, para poucas pessoas, a uma coisa simples para muitos”, diz Silvia, que chamou 50 pessoas para sua união. “O bom é que deu para dar atenção para todos os convidados e ainda curtir o jantar com calma”, conta.

Segundo a cerimonialista Fernanda Vianna, especializada em casamentos íntimos, mini weddings são festas com até 100 convidados, entre familiares e amigos próximos, e podem ter um estilo tradicional ou informal, dependendo do gosto dos noivos.
A economia, nesses casos, é significativa. Um número menor número de convidados não altera o valor de alguns serviços, como fotografia e filmagem, mas faz grande diferença no orçamento de outros, como buffet e decoração, que representam boa parte dos gastos de um casamento.

Mas não é apenas a vantagem financeira que leva os casais a abraçarem a ideia. “Eu e meu marido já morávamos juntos e queríamos um casamento com a nossa cara, sem aquela obrigação de convidar pessoas que não fizeram parte da nossa história”, conta Andrea Santos, que teve 100 convidados em sua festa.
Cuidado nos detalhes
O fato de se tratar de um casamento intimista não significa que não sejam necessários tempo, dedicação e planejamento, diz Fernanda, que também escreve o blog Casamento Prático. O passo a passo para a organização não muda.

Uma das principais decisões no mini wedding é o local onde será realizado. Dependendo do estilo da festa e do orçamento, há diversas opções: hotéis, restaurantes, a própria casa dos noivos. “O mais apropriado é que seja um lugar que carregue algum significado para o casal”, diz Fernanda Floret, autora do blog Vestida de Noiva. “Pode ser um restaurante que eles gostem muito de frequentar, por exemplo. Se a verba for maior e os dois compartilham a paixão pelo mar, o casamento pode acontecer em um iate, e assim por diante”.

O importante é que o lugar comporte confortavelmente o número de convidados sem, no entanto, ser grande demais. “Se o local for enorme, a festa ficará com cara de vazia”, diz a blogueira. 
A atenção aos detalhes também é fundamental. Por ser intimista, as pessoas acabam notando mais as pequenas coisas. Por isso, aposte nos detalhes. “Seja tradicional ou informal, é delicado caprichar nos detalhes e imprimir a personalidade do casal em tudo”, resume a cerimonialista Fernanda Vianna.



Fonte: IG